19 de junho de 2010

Perda Irreparável

Ontem o mundo cultural e a literatura sofreram uma perda lastimável, se foi um dos meus pseudo-ídolos, um mestre da língua portuguesa, José Saramago.
Autor do sucesso Ensaio Sobre a Cegueira, que chegou ao cinema com uma versão nem de perto tão empolgante quanto o livro, esse escritor português, cuja marca era a pontuação estranha, as críticas e as polêmicas, deixa nosso mundo aos 87 anos.
O que mais me entristece nessa história toda é o fato de hoje em dia, ninguém se importar com essa perda sofrível. Me deixa chateada o modo como o mundo para com a Copa, mas se tratando de um escritor, ou melhor, de uma mente brilhante, ninguém liga.
Claro, a maioria das pessoas não faz ideia de quem foi José Saramago, mas todo mundo sabe quem é Lady Gaga e Justin Bieber, esses que nunca acrescentaram nada, com excessão de músicas da moda. Calma, eu não estou criticando eles. Ainda. Esse é um post de luto em homenagem a um homem que estava inconformado com o rumo da humanindade, com as injustiças de um mundo fútil.
Alguns diziam que ele era pessimista, e talvez fosse mesmo. Mas Saramago sempre foi crítico, cético e genial. Não teve medo de expor suas opiniões pessoais, mesmo que através de romances fascinantes.
E é nessa linha de pensamento que eu seguirei com o blog, talvez muitos dos leitores atuais não vão gostar de certas críticas e mudanças, o intuito não é magoar ou ofender ninguém, mas muitas coisas estão mudando em minha vida, e como este é meu blog pessoal, vai acompanhar essa nova fase, de novos gostos, mais seletivos, e de novas atitudes, mais maduras, talvez.
E voltando ao assunto inicial, procurem ler uma obra de Saramago. "Intermitências da Morte" é minha sugestão. Eu sentirei falta de novos romances dele, mas o que me conforta é que ideias se solidificam no tempo.

15 de junho de 2010

Um Presente Conhecido Como Amizade


Sabe aquela péssima sensação de estar com as mãos atadas? É muito ruim quando uma pessoa que você gosta demais, que se tornou parte da sua vida e é totalmente especial para você, está sofrendo, passando por uma fase difícil, e você não pode fazer nada para ajudar.
Mas a vida é assim, cheia de altos e baixos, os obstáculos estão aí para nos fazer crescer e evoluir, sem contar que nisso se aplica aquela velha história: o que não te mata, te fortalece.
Nas horas complicadas, não podemos nos esquecer dos nossos amigos, que de alguma forma sempre estarão com a gente, para o que for, e também temos que confiar em Deus, sei que nunca falei Dele aqui no blog, mas sim, eu confio Nele mesmo que seus caminhos muitas vezes sejam tortuosos e confusos.
Existem pessoas que passam na nossa vida por acaso, não fazendo tanta diferença. Porém, existem outras que te marcam de uma maneira tão gratificante que você sempre levará um pedacinho dela com você, o tipo de pessoa que você quer ter sempre por perto, que te ensinou muitas coisas, e com atitudes simples fez você ser uma pessoa melhor. Aquele tipo de pessoa que passa uma confiança e uma energia maravilhosa e faz você sentir-se bem só de estar perto dela.
E embora os caminhos estejam se afastando agora, eu sei que de alguma maneira sempre estaremos juntos, podendo unir os caminhos novamente um dia, amizade é um presente valioso, e pessoas incríveis não são encontradas em qualquer esquina.

Para encerrar, desculpem o sumiço, devido a alguns probleminhas eu estive sem tempo e sem criatividade, porém receio que esteja de volta.

* Divulgando: Instituto Athenas
Pessoal, esse é o blog da minha escola, dêem uma olhadinha, e nos marcadores vocês podem encontrar meus textos, e eu estarei respondendo os comentários de lá também. Não deixem de ler os outros textos, nosso grupo é formado por pessoas muito inteligentes e comprometidas, vale a pena conferir.