30 de abril de 2010

A Mídia e Suas Meias Verdades


"Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês"

Renato Russo, Geração Coca-Cola


Mídia, algo que faz parte da vida de todos nós e a presença dela vem só tende a crescer. E qual é sua função? A resposta da maioria das pessoas é que a mídia nos transmite informações com isenção e profissionalismo. Mas a mídia costuma agir de forma especulativa e manipuladora que costuma ser conveniente para organizações maiores. E toda manipulação só é possível em uma sociedade onde existam pessoas propensas a ela.
As empresas que apresentam os jornais, estão geralmente sendo articuladas por setores predeterminados. Partidos e seus políticos, outras empresas privadas, anunciantes e uma série de outros grupos relacionados entre si. As informações passadas para nós são seletivas, se chegaram até nossas televisões é simplesmente porque foram aprovadas por um grupo de pessoas que retém poder e não deixarão se propagar nada que possa prejudicá-las.
A ideologia da mídia é formar a opinião de cada individuo de acordo com os conceitos e vontades das classes dominantes. Conscientemente, ninguém escolhe ser manipulado, isso acontece sem o cidadão perceber, e de uma maneira muito simples: certas pessoas que assistem aos jornais, ou até lêem as noticias acreditam naquela verdade, pura e imutável, não questionam, não buscam novas fontes, nem querem sequer saber se aquilo é o que realmente aconteceu. Nisso, ocorre o auge da manipulação, a classe dominada acreditando cegamente nas falsas verdades e aceitando tudo que lhes é passado.
Sendo assim, podemos concluir que cabeças pensantes não são convenientes, uma vez que estas questionariam. Isso é refletido, muitas vezes, na educação proveniente do governo, onde não se forma senso crítico, e sim cidadãos cegos para as verdades, cidadãos que acreditam e aceitam tudo que vêem, lêem ou escutam.
E por fim, eu fui indicada pela Bruna, e ganhei esse selinho, e também queria agradecer à ela por escolher meu blog também.
E existem algumas regras para quem recebe o selinho:



1° Exibir a imagem do selo em seu blog

2° Linkar o blog que recebeu a indicação

3° Escolher outros 10,15 ou 30 blogs par dar a indicação

4° Avisar aos escolhidos.














E os blogs escolhidos são:

De Trás Pra Frente
Alooha
Vida de Garota
Fairy Star
Babe Cute
Kaaah
Mary Place
iGloss
Estilo Teen
Princesa Caroline

26 de abril de 2010

Alice no País das Maravilhas



Com o título original de Alice in Wonderland, esse clássico que surge de um livro e já virou até desenho animado, chega às telonas, com a nova tecnologia que está conquistando a todos, o cinema 3D. Eu ainda não tive o prazer de assistir o filme, porém, prometi a mim mesma que não passa dessa semana.
Como minha curiosidade grita alto, decidi buscar nas origens a história da pequena Alice, uma garotinha meiga que encanta a todos que tem prazer de conhecê-la, o que não são poucos, já que esta personagem de Lewis Carroll tem idade para ser nossa tatataravó. E sim, eu fui caçar o livro pela internet mesmo, para lê-lo e aproveitar para fazer sua resenha.
O lugar onde Alice vive pode ser definido com um país que está na confusão da realidade. A maneira com que Carroll leva o abstrato ao concreto é fascinaste, a magia da história é perfeita para conquistar as crianças, mas independentemente da faixa etária, qualquer um se fascina por essa obra fantástica.
Dividido em dois livros, Carroll mostra através de Alice como o mundo é montado. O livro chega a nos levar a refletir sobre questões como "Quem sou eu?", "Por que sou?". Alice parece saber distinguir os perigos dos sonhos e os da vida real.
A doce garotinha viaja para um mundo totalmente diferente do nosso, um mundo realmente de sonhos, onde tamanho, conhecimento, distância, identidade, memória, sensação, velocidade são completamente mutáveis.
É com uma habilidade incrível, uma riqueza de texto e esperteza, que Carroll nos envolve no mundo de Alice, um mundo imaginário e criado, mas que nos faz ter vontade de visitá-lo.

Ah sim, eu ganhei o selinho de seguidora do blog Mary Place, vale a pena uma visitinha, pessoal.