16 de abril de 2010

Convidando-nos à "Festa da Democracia"

O voto, sendo uma obrigação, pode não ser tão democrático assim como dizem, porém, eu concordo que devemos votar, mesmo porque a democracia, embora limitada pelas condições sociais, ainda continua sendo o melhor instrumento para sermos ouvidos e aperfeiçoar as relações políticas.
Esse ano, vai ser a primeira vez que voto, já que completei 16 agora, em fevereiro. Alguns amigos meus questionaram o fato de eu querer votar, dizendo "para que isso, se nem obrigatório é?" e eu considero a resposta muito simples: o ser humano lutou muito por esse direito, ainda mais as mulheres, que tiveram batalhas incansáveis em busca desse poder de não se calar.
E nós, jovens, que sempre estamos aí reclamando, e correndo atrás dos nossos direitos, por que abdicar esse? Uma vez que somos cabeças pensantes, por que não votar, e exprimir nosso direito e dever de cidadãos?
Sendo assim, eu aconselho aos jovens que estão sempre antenados e informados, que votem, as eleições acontecem de uma maneira ou de outra, não votar ou votar nulo é como declarar que não é capaz de lidar com uma responsabilidade de tal porte, dar as costas é mais fácil, mas não significa que seja melhor. Portanto tirem o título, não se calem e não deixe que os outros decidam as coisas por vocês.